3 Motivos pra Você Parar de se Comparar com Os Outros

Com quem você tem se comparado?

“Fulano é melhor do que eu! Fulano conquistou isso, aquilo, fulano ganha mais do que eu, tem uma família mais bonita, viaja sempre, tudo que fulano faz tem mais valor… acho que eu sou um fracasso!” Cuidado! Por favor, jamais diga essas coisas pra você mesmo. Vou dizer o por que.

O primeiro motivo para você nunca fazer isso, é que cada pessoa é única. Você é uma pessoa única. Não existe no mundo, e nem vai existir, alguém com a sua história, emoções e toda a complexidade que há em você, pois você é um ser exclusivo! Só você sabe a doçura e o amargor de viver sua vida. Sendo assim, é claro que a jornada de cada um também será exclusiva e única. Cada um define para si sua trajetória, cometendo erros e acertos. Repetindo… todos tem dificuldades e acertos na vida. Todo mundo chora, por mais que tente segurar, todo mundo tem “dor de barriga”, imperfeições de diversos tipos, tem suas neuras. Ninguém é perfeito. Ponto!

O motivo dois é: as aparências podem te enganar. Dificilmente você vai ver uma pessoa colocando suas dores e dificuldades para todos verem. Tentamos esconder essas partes de nós, pra nos proteger, é claro. Geralmente, mostramos só o que queremos mostrar aos outros. Principalmente no que diz respeito às redes sociais. As fotos que vemos lá são bonitas, os sorrisos sempre impecáveis, a maior parte das pessoas compartilham suas vitórias cotidianas por lá. E justamente isso, acaba fazendo a gente acreditar que aquela pessoa só tem vitórias! Os momentos difíceis permeiam uma foto bonita e outra. Acredite, as pessoas são complexas e sempre há desafios nas nossas vidas particulares, que não necessariamente, vão ser compartilhados por aí. Essa é a grande questão dessa nossa sociedade dromológica, que teve suas emoções viradas do avesso por se sentirem inferiores à maioria dos blogueiros e blogueiras, que tem uma vida MAAARA todos os dias, o tempo todo. Não é bem assim, acalme seu coração e perceba que somos todos humanos. Se for o caso, desconecte-se um pouco das redes para focar menos nesses aspectos das redes, ok? Um detox às vezes faz bem.

Um terceiro motivo arrasador, é o seguinte: pare de gastar sua energia pensando no que o outro conquistou, na velocidade dele. Sinta-se satisfeito com o seu ritmo. Além do ritmo particular da pessoa, também tem a questão do contexto de vida da pessoa. A família em que ela nasceu, as oportunidades que vieram pra ela, e muitos outros fatores influenciam diretamente no que a pessoa tem/faz/é ou não. A meritocracia é um conceito perturbador no âmbito social, justamente por essa razão: o contexto de vida de cada um. Lembre-se “cada ser é único”, então foque em você, direcionando sua energia mental para realizar suas coisas no seu tempo, e de acordo com o que você tem de recursos pra investir. Cada vez que você se compara com os outros, você está se desrespeitando. Então, por que não parabenizar essa outra pessoa, emanar sua admiração a ela e usar os exemplos que ela pode te fornecer? E assim, você vai correr atrás do que você realmente quer. Isso é libertador! Eu posso apostar que se fizer isso, sua energia de realização vai ser outra!

Só existe uma pessoa com a qual você deve se comparar: VOCÊ MESMO. Pergunte-se: Hoje eu estou melhor do que estava ontem? Hoje eu sou melhor do que eu era há alguns anos atrás? E amanhã, eu quero ser como? Aí o parâmetro fica correto e justo. Mesmo se por acaso, as respostas te deixarem com alguma frustração, lembre-se: você pode fazer diferente e ser quem você deseja. Um passo de cada vez e você já estará andando. Não queira prestar atenção ao maratonista se você ainda estiver engatinhando, entende a metáfora? Você também pode. A velocidade dessa evolução é você quem determina e depende do treino.

Uma das regras de ouro que costumo ensinar pra muitos dos meus clientes e queridos Coachees é: seja gentil consigo mesmo. Eu mesma já passei por isso várias vezes, de me comparar e acabar me machucando sem perceber. Mas calma, dá pra voltar atrás. Seja gentil.

Ame-se e ame tudo que você já viveu, pois te trouxe até aqui, agora. Honre e respeite a história do outro. Dê seu melhor se você quer evoluir mais, e tá tudo certo. Se perdoe e bola pra frente. Existe Coach justamente pra isso, pra te ajudar a direcionar o chute e marcar o gol.

E agora, o que você vai fazer?

Me deixe aqui sua percepção sobre o assunto, me mande dúvidas, perguntas de qualquer tipo, ou aqui nos comentário, ou por e-mail em coach@patriciabogalheira.com. Eu vou amar ouvir você!

Forte abraço!

 

Publicidade

2 comentários em “3 Motivos pra Você Parar de se Comparar com Os Outros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s