As 3 Características das Melhores Equipes do Mundo!

O que é necessário implantar numa equipe para que ela saia definitivamente da mediocridade e tenha um desempenho grandioso?

Times alinhados ao mesmo objetivo, concisos, que confiam uns nos outros, que são criativos e que ganham o jogo. Dão gosto de se ver! Quem já trabalhou numa equipe assim, sabe do que eu estou falando. E quem não trabalhou numa equipe assim, também sabe do que estou falando, pois é seu sonho estar numa equipe dessas. O que essas equipes/times tem em comum? Mudam o mundo, inovam, alcançam resultados que muitas vezes são considerados impossíveis. Se você está à frente de uma equipe, você pode ter um time assim.

Equipes de alta performance, são extremamente importantes para a construção de empresas de sucesso. Afinal, empresas são resultados de pessoas. Podemos observar algumas características em comum nas equipes das melhores e maiores empresas do mundo, das quais podemos tirar um aprendizado muito bom pra nossas carreiras e para nosso desempenho como bons líderes. Um estudo realizado em Harvard (The New New Product Development Game, 1986) identificou alguns pontos interessantes sobre estas características, e vou destrinchar elas aqui! Vamos lá.

1º Tem um Forte Senso de Propósito;

Este item vai além de as pessoas saberem o que estão fazendo. Elas enxergam claramente o por que de estarem fazendo suas tarefas, entendem o objetivo final, entendem bem o que elas precisam desempenhar para participar de um algo maior. Em muitas empresas, as pessoas não sabem a importância real do que elas estão fazendo. Eu já vivi isso na pele no começo da minha carreira, e meu desempenho mudou completamente quando um querido colega mais tempo de casa, o João, me explicou tintinpor tintinqual seria o impacto dos meus erros, a importância do meu trabalho, a quem isso realmente servia, e por aí vai… gente, sério, lembro detalhadamente das coisas que ele me disse até hoje, um filme nítido na minha cabeça. Ele foi meu líder (mas ele não era meu superior, olha só)! Esse senso de propósito muda absolutamente tudo!

2º Tem Autonomia de Gerenciamento;

Uma equipe de alta performance toma decisões sobre o próprio trabalho, determinam suas metas e cronogramas de tarefas, controlam bem o que cada um tem que fazer, tem poder pra isso, se auto gerenciam, se auto organizam… caso falhem, redirecionam rapidamente os seus esforços numa avaliação sobre como não continuarem falhando, corrigem seus problemas e continuam trabalhando juntos. Sempre com tudo muito bem controlado, e com poder suficiente para fazer o que tem que ser feito.

3º São Inter e Multifuncionais;

A equipe deve ter as capacidades e habilidades necessárias para cumprir com seu trabalho. Numa empresa, por exemplo, tem alguém responsável por planejar, outro por comprar, outro por produzir, outro por vender, e por aí vai. Um complementa o outro. No entanto, geralmente por aí, cada um se preocupa tanto em fazer somente o seu trabalho e cumprir com a sua missão exclusiva, que se esquecem do que exatamente é o mais importante, que talvez seja o produto ser consumido pelo cliente final, ou a empresa prosperar, enfim. Em uma equipe que é inter e multifuncional, não tem cada um por sí, mas sim, todos por um.

Como se conquistam essas coisas numa equipe? Gritando com as pessoas que não é! A imposição vai matar o que você está tentando fazer, as pessoas não respondem bem a imposições, isso já é constatado por várias ciências. Tudo isso vem de dentro, e como um todo, o pessoal aprende de modo intuitivo, por observar os exemplos de quem está acima.

Ahhh rapaaaazzz aí chegou no ponto chave da coisa. Quem são verdadeiramente os responsáveis por implantar estes conceitos nas equipes? As lideranças do alto comando! O dono, presidente, diretor, gerente, e outros de cargos de comando da empresa é que devem colocar isso na alma do negócio. Uma pessoa que está num nível hierárquico consegue disseminar algo assim também? Claro que sim, só é mais custoso!

A verdade é que, quem está no dia a dia com as equipes operacionais são quem realmente tocam o negócio. São os coordenadores e supervisores quem, muitas vezes, levam toda essa responsabilidade nas costas. Acontece que, por uma questão cultural, muitos diretores e gestores pensam que o que eles fazem no dia a dia com as pessoas não influencia e nem impacta o resultado do trabalho das pessoas diretamente. Isso é um equívoco sem tamanho! De fato, toda a estrutura da empresa se moldará ao estilo de trabalho de quem está acima.

Buscar um alto desempenho em equipe e não os individuais, fará sua empresa, seu time prosperar de verdade. Você vai conseguir fazer isso TRABALHANDO SEUS ASPECTOS DE LIDERANÇA, entendendo que você como superior precisa mostrar diariamente o PROPÓSITO DO TRABALHO À SER FEITO, pra que eles aprendam a colocar o objetivo do todo, acima do objetivo individual. Você sendo líder e superior de uma equipe, deve DAR AUTONOMIA de tomada de decisão às pessoas. Pequenas autonomias deixa a pessoa se sentir muito mais responsável, dá um senso de dono pra pessoa. Por fim, ajude sua equipe a ter cada vez mais o hábito de TROCAREM INFORMAÇÕES E TAREFAS entre sí, de modo que possam trabalhar pelo todo e não por uma coisa específica.

Pois é, a LIDERANÇA na sua essência de ser, no fim das contas, é responsável por dar o tom dessa conversa. Novamente voltou o tópico (como sempre). O verdadeiro líder tem essa capacidade, de criar times de excelência e dar resultados extraordinários. Se você quer ser um verdadeiro líder, pense: estou disposto a servir às pessoas? Esse é o grande objetivo da liderança, servir.

Sirva sua equipe, e ela terá uma performance muito maior o que você pode imaginar!

Quer saber mais sobre esse processo de desenvolvimento da liderança? Me manda uma mensagem aqui. Será um prazer falar com você e te ajudar!

Abraço!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s