Parece uma pergunta besta. Mas a resposta, pode revirar sua motivação diária ao avesso. As segundas-feiras podem ficar mais cinzentas e chatas se você não tiver clareza sobre esse assunto, e portanto, decidi escrever aqui pra vocês o que eu penso à respeito de quem devemos encarar como patrão.
No fundo, você vai ver que trabalha pra si próprio. Oras, não é a gente que acorda cedo e sai pra trabalhar pra comprar comida, pagar aluguel, cartão de crédito e outras contas? Sim! Mas também, você vai pensar que trabalha pra sua família, afinal, eles também se beneficiam (e muito), dos frutos do nosso trabalho. Esses, geralmente, são grandes motivadores pra acordarmos cedo e ir fazer nossos empregos darem certo, além, é claro, de ter um bônus quando gostamos do que fazemos, pois tudo vira diversão.
Ok! Só que na maioria dos casos, esquecemos de um ponto fundamental, que é a ponta final beneficiada do nosso trabalho: nossos clientes e a sociedade em geral. E isso porque tendemos a nos preocupar mais com nós mesmos do que com o restante ao nosso redor. Normal. Acontece que, quando pensamos que temos que executar o trabalho pra nós mesmos, a relação que você tem com a empresa, passa a ser um tanto pessoal e, às vezes até egoísta, ao ponto de você querer toda a atenção pra si e ficar chatead@ se essa atenção não vier. Eu vejo isso acontecer muuuito!
Vamos avaliar mais profundamente. Às vezes, você fica com medo de se posicionar contra alguma ideia/decisão numa reunião de equipe junto com seu superior. E isso, por diversas razões… você pode estar com medo de desagradar seu superior, com vergonha de “dar fora”, e sem perceber, está tornando essa pessoa no seu “patrão”. Ou seja, VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO PRA ELE particularmente (ou eles, seus superiores imediatos)! Vamos inverter agora e levar essa situação pra você que já é gestor/líder de um departamento. Dependendo de como é o relacionamento e a rotina com os subordinados, você pode acabar trabalhando apenas pra eles? Ou trabalhando só pra “mostrar serviços” para a diretoria? Ou trabalhando para ser bem quisto à qualquer custo? Claro que acontecem coisas desse tipo. Me pergunte porque eu sei de tantos exemplos sobre isso… É porque eu vi na prática coisas assim acontecerem. Outro exemplo, numa estrutura de empresa S/A, a hierarquia proposta é respectivamente, Acionistas, Conselho Administrativo e abaixo deles vem o Diretor Presidente (sendo que várias pessoas compõem o Conselho) e os outros membros da Diretoria abaixo. Para quem o Diretor Presidente deve trabalhar? Lembrando que ele é o principal tomador de decisão da empresa (podendo até mesmo tomar decisões contra os conselheiros e acionistas). Imagina que perigo! Raciocina aí, pra quem ele deve trabalhar pra tomar as melhores decisões? PARA A CORPORAÇÃO!
Como um todo, a empresa engloba não só as pessoas que estão diretamente no trabalho do dia a dia, mas sim, o principal que é o cliente e a sociedade em si. Sim, as empresas nascem para ter rentabilidade, mas você há de convir que, ela só vem a existir para sanar algum problema, atender alguma demanda do mercado. Naturalmente, a empresa está SERVINDO A SOCIEDADE de diversas maneiras, além de produzir soluções ao cliente, ainda gera empregos, alavanca famílias e também o país. É um papel muito sério. E quando você entende que trabalha para um todo, para um bem maior, você alia o PROPÓSITO DA EMPRESA AO SEU, como se fosse um casamento, você passa a atender os interesses de toda uma sociedade, além dos seus é claro, mas sem exageros (nem pra um lado nem pra outro, como em tudo). Isso te dá maior motivação com toda certeza, pois você serve um bem maior.
E gente, acreditem em mim, pensar dessa forma é libertador. Mas daí você pode me perguntar: “Ahh Patrícia e se eu não pensar em mim e não trabalhar pra mim? Quem vai? E outra, eu tenho sim que agradar meu chefe…” E eu digo: Você vai, naturalmente, agradar seu líder/superior pensando assim e agindo assim, porque você vai passar a ser mais equilibrado e ponderado no trabalho e em suas decisões, fora que terá maior propósito no que faz. Vai por mim, todos vão te olhar diferente, porque seu comportamento muda quando pensa que VOCÊ TRABALHA PARA UM TODO! Pratique e veja a diferença, vai parecer que você tirou um tijolo das suas costas, pois simplesmente você para de tratar as relações como pessoais demais. Existem casos isolados também, e normalmente, temos de gerenciar os problemas que aparecem ao longo do caminho com as pessoas e com nossos líderes, é claro.
Nunca vai existir uma fórmula única do sucesso, sempre temos que ir praticando ações conjuntas pra tudo fluir legal. Mas garanto a você, que se começar a “olhar o quadro inteiro ao invés de prestar atenção somente aos detalhes da pintura”, tudo ao seu redor mudará também. Use todos os recursos que você tiver para te motivar a buscar seus sonhos, seja dar o melhor pra família, seja a busca real de dinheiro para melhorar o conforto da sua vida, seja lá qual for sua motivação, torne ela viva pra você! E lembre-se: você faz parte de um todo.
Espero ter esclarecido bem meu ponto de vista, e como sempre, estou à disposição pra conversar e entender seu caso específico se você precisar de ajuda, ok?
Forte abraço e até logo!