Por Que Seu Comportamento é mais Importante do que Seu Conhecimento?

Mas é claro que o comportamento ganha do conhecimento! Não que o conhecimento não seja importante. Ele é importantíssimo, mas entenda aqui o raciocínio, ok?

Geralmente quando eu digo isso, as pessoas me dizem: “Ahh Patrícia, que isso?! Tudo que eu estudei não serve pra nada? Isso é um absurdo!” Pois é, não serve pra nada, se o seu comportamento não for congruente com a posição que você ocupa. Quer um exemplo? Você vai entender rapidinho.

Vamos supor que uma pessoa se forma numa excelente universidade, tem diversas especializações na área de negócios e, portanto, manja muuuito de todas as técnicas de vendas possíveis, conhece as melhores táticas de negociação e entende demais da demanda do cliente. Certo! Vamos imaginar que essa pessoa esteja ocupando um cargo de liderança à frente de uma equipe de vendas e faz administração comercial, um Gerente de Negócios. Só que no dia a dia do trabalho, essa pessoa que costuma estar de mau-humor, não tem a paciência necessária para lidar com os impasses, ou problemas de entendimento com os clientes, e também tem uma séria dificuldade de manter um bom relacionamento com sua equipe, pois acha que o que importa realmente são os números e não há tempo para conversas. Beleza, o caso está exposto! E se você fosse o superior dessa pessoa, baseado neste contexto, como seria a avaliação dela? Acredita que os resultados serão alcançados com eficácia? Acha que essa pessoa vai conseguir entender o cliente se, mesmo com o cliente interno tem problemas? Vai pensando aí, vou dar um outro exemplo.

Pense em um(a) jogador(a) de futebol de técnicas espetaculares, que deixa qualquer um de boca aberta quando entra em campo, dando um show de bola meeesmo toda vez que joga! Ok, maravilha, é o tipo que é fera! Imagine aí então que, nos bastidores essa mesma PESSOA FEEERA NO QUE FAZ, fala mal dos colegas do time, critica o tempo todo a estratégia aplicada pela equipe técnica, briga com a torcida e dá as costas para os conselhos dados pelos seus instrutores. Agora, se coloque no lugar do diretor desse time, e avalie bem: QUAIS CRITÉRIOS VOCÊ usaria para avaliar se esta pessoa é realmente boa no que faz? LEMBRE-SE, o time é de 11 pessoas. Por mais que o desempenho individual conte bastante para o “saldo final” à curto prazo, é o DESEMPENHO DO TIME que conquista títulos e campeonatos. É o desempenho em time que dá verdadeiros resultados à longo prazo!

A construção de relacionamentos se dá com os frutos do seu comportamento, e acredite, os bons relacionamentos são a chave do crescimento no ramo corporativo. Um comportamento ruim pode destruir um profissional muito bom. Isso é algo que me deixa comovida, porque o mercado realmente precisa de pessoas especialistas no que fazem e, ao mesmo tempo, que entendam que não existe nenhum diploma que vá fazer você SER uma pessoa melhor! Todos nós devemos nos empenhar em sermos cada dia melhores, e tratar bem as pessoas ao nosso redor independente do que aconteça dentro de nós. Lidar com os problemas do dia a dia com leveza é que demonstra equilibrio emocional, e isso é fundamental pra você conseguir ser um profissional de sucesso, tomando boas decisões e ajudando a empresa a ajustar os pontos necessários pra ser cada dia mais rentável. Se você for empresário/empreendedor então, aí é que você tem que prestar atenção mesmo ao que estou dizendo aqui. Pois, como você espera engajar um time para crescer ao seu favor, se você mesmo não estiver plenamente equilibrado das decisões que toma? Assim, eu acredito profundamente que, o comportamento que temos diante das situações, demonstram quem nós somos de verdade. E quem nós somos de verdade, vale mais do que qualquer coisa. Pessoas se aliarão a nós, ou se voltarão contra nós, com base no que somos e acreditamos sobre as coisas.

Então car@s colegas e amig@s, posso garantir que, SER VEM ANTES DE TER. SER leve, ser feliz, ser alegre, ser equilibrado, ser simpático, ser empático e ser bem quisto pelas pessoas, vale muito mais do que TER exatidão, ter precisão, ter diplomas, ter técnicas, ter habilidades entre outras coisas que podemos ter. Talvez, o grande truque seja realmente, usar toda e qualquer oportunidade (cursos e afins) para entendermos melhor à nós mesmos e a forma que lidamos com a vida e com as pessoas, pra verdadeiramente evoluirmos como seres humanos. E acredite em mim, isso funciona e DÁ RESULTADO! Só assim é que damos lugar, em nós mesmos, a profissionais desejados pelas empresas, atraindo pra si mesmo uma realização sem igual.

Espero que eu tenha conseguido deixar claro o meu ponto de vista, com esses pequenos exemplos e posicionamentos (já que esse tema dá assunto pra mais de metro!). Se tiver dúvidas sobre esse assunto, ou quiser pontuar seu modo de enxergar essa questão, por favor, entre em contato comigo! Estou curiosa desde já pra saber o que achou!

Abraços! Até mais.

5 comentários em “Por Que Seu Comportamento é mais Importante do que Seu Conhecimento?

  1. Olá, Patrícia! Concordo que os relacionamentos só serão frutíferos desde de que tenhamos as habilidades necessárias para conviver com as diferenças. No entanto, para que isso seja profícuo, se faz necessário muito conhecimento e muitas vivências, para que haja a transformação na compreensão e forma de ver e aceitar o outro como ele é. Certamente a recíproca será verdadeira num bom relacionamento. Abraço, miriancarmignan@gmail.com Blog, Buscando o Sol Miriam

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Patricia li o 1 comentário e está tudo dito é mesmo isso saber lidar com as nossas diferenças e com as diferenças dos outros, e para que isso aconteça eu sou tenho uma palavra a dizer, SER HUMILDE…Só conheci o seu blog agora e estou a gostar até já estou a seguir, se me puderes esclarecer, eu tenho uma duvida mas acho que não deve ser a tua area. Tenho um blog sobre poesia, entre outros temas visita acho que vais gostar, e a 1 mes atrás construí outro blog para ganhar dinheiro blogando sinceramente não é uma area que me fascina, perdi o interesse pq naquele nicho ninguém ajuda ninguém, a minha questão é sem tens conhecimento nessa area Marketing Digital
    Beijinhos Lady Madelaine

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Madelaine! Fico feliz que esteja gostando do blog. Espero que esteja te ajudando a melhorar. Bom, sobre o marketing digital eu conheço pouco, não é mesmo minha área, mas conheço bons profissionais do ramo. O que posso te dizer com certeza é que descobrir sua paixão e ter real propósito no que faz pode ser um divisor de águas na sua vida. Se quiser pode entrar em contato comigo por e-mail pra falarmos com mais calma, o endereço é coach@patriciabogalheira.com. Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário