O que um líder realmente considera para promover um colaborador?

Você quer ser promovid@?

Nesse quesito, diploma não é tudo! Se você está se apoiando só no seu diploma, apenas pare e leia. Vou explicar…

A verdade é que o mundo tá cheeeeiooo de “diplomados”, e o mercado está lotaaado de gente bem preparada, com currículos de várias páginas, com diversos idiomas, super graduados, pós-graduados, mestrados, doutorados… por aí vai! É sensacional a gente se preparar pro mercado, é claro! Sou totalmente adepta e incentivo! Mas isso é tudo? Hmmm… não!

Eu já liderei equipes e promovi pessoas. Mas o mais importante é que, fui liderada e fui promovida. Cinco vezes na mesma empresa. Conheci e testei bem a fórmula. Comecei minha carreira como Aprendiz de Recepcionista e minhas únicas formações na época eram Pacote Office e um Técnico em Logística, e sinceramente sei que não foram estas competências técnicas que me fizeram crescer. Foi meu comportamento. Minha postura, meu jeito de tratar as pessoas, até de atender o telefone e, é claro, a forma que eu sempre estive aberta a aprender e a entregar os resultados numa boa velocidade. Sim, sou meu case de sucesso, e sou feliz em dizer isso. Foi uma caminhada e tanto até chegar ao cargo de Gerente Administrativa.

Tive chefes e tive líderes, e é desafiador agradar à todos os superiores que passam pela nossa vida. Fica mais fácil demonstrar o nosso melhor quando temos uma boa sinergia com “o topo da pirâmide”. O que quero mesmo é mostrar pra vocês o que encontro de comum entre as promoções que eu vivi, tanto nos bastidores, quanto no dia a dia prático. A base geralmente tem a ver com o que encontramos de afinidade em nossa própria personalidade, mas algumas das coisas predominantes vai aí: a forma de a pessoa se POSICIONAR, RELACIONAR, PRODUZIR, TOMAR DECISÃO e SEU COMPROMISSO COM O TODO. Gente, é sério, vamos supor que você está nota 7 em cada item desses. Se você subir essa nota pra 9 ou 10, você com certeza vai ser muito elogiado e as chances de receber uma promoção se multiplicam!!!!! Estes são itens que envolvem inteligência emocional, senso de grupo e visão sistêmica. Falando por mim, não aprendi nada disso na vida acadêmica…

Sempre costumo dizer que NÓS NOS PROMOVEMOS PRIMEIRO! A autopromoção é essencial nesse processo. Digo isso no nível de marketing pessoal, mas principalmente no nível de SABER O QUE QUER de verdade, tem a ver com a clareza do PROPÓSITO. Você já disse pra alguém, e principalmente para o seu superior que você quer subir de cargo? Já se dispôs pra assumir mais responsabilidade? Aliás, antes de tudo isso, você já disse pra você mesmo que você quer ser promovido? Tem que ter essa CLAREZA. Depois de tomar essa decisão, o que você vai trabalhar em você primeiro? Escolha trabalhar o seu interior, suas emoções, é isso que vai fazer você CRESCER DE VERDADE! Só estando muito de bem centrado nesses aspectos que você vai conseguir SE MOSTRAR! Se posicionar, se relacionar, produzir, tomar decisão e demonstrar seu compromisso com o todo.

Aí vem aquele questionamento… “Ninguém me vê! Já fiz tudo isso e ninguém tá nem aí pra mim…” Ahhh esse comentário é perigoso! Você tem se olhado e falado sinceramente pra você mesmo o que você deve melhorar? Bom, então compartilho com você um sábio conselho que recebi aos 18 anos de um dos meus diretores, que me reconheceu publicamente pela primeira vez, o Sr. Everson Machado: “Patrícia, faça sempre o seu melhor, por que sempre tem alguém que está olhando. Eu estou olhando!” Imagina minha surpresa?!?!

Lição que levo pra vida. Tem que ter calma, paciência, e o reconhecimento na hora certa, SEMPRE vem!

Me fale o que você pensa sobre isso, compartilhe seu conhecimento comigo aqui nos comentários! Abraaaços!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s